segunda-feira, 20 de agosto de 2012

“EDUCAI AS CRIANÇAS PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO PUNIR OS ADULTOS” (Pitágoras)


Gostaria de começar esse nosso papo sobre Educação, pautado na frase acima dita por Pitágoras. Nela, podemos perceber um pouco da dimensão e importância da palavra: EDUCAÇÃO.
O Dicionário Aurélio traz vários conceitos para a palavra “educação”. Mas, que o mais representa o sentido que iremos debater aqui, é esse: “Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.” (Dicionário Aurélio) – Observe que a amplitude de ação nesse conceito, contempla o ser, como um todo. Não podemos, então, fragmentar o processo de construção educacional de uma pessoa.
Para iniciarmos, vamos abordar o principal agente colaborador da formação educacional de um individuo: A família.
Hoje, está cada vez mais difícil, a família desempenhar seu papel, com eficácia, dentro do processo educacional de seus membros. Falaremos de alguns dos principais problemas que podem estar contribuindo para isso. Principalmente com relação aos pais. São eles:
·         Perda do padrão estrutural familiar;
·         Perda da autoridade sobre os filhos
·         Falta de afetividade ou execesso dela;
·         Comportamentos anti-sociais dos pais.

Na próxima postagem, nos aprofundaremos mais, sobre o primeiro ponto de reflexão na temática “família”: Perda do padrão estrutural familiar.

Conto com a sua participação!




Pois, todos nós somos colaboradores na contrução do processor educacional.

                                               Um grande abraço!

Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário