terça-feira, 21 de agosto de 2012

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA ( 22 DE AGOSTO) REFL

Evangelho (Lucas 1,26-38) 
Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2012
 Nossa Senhora Rainha

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão do Evangelho de Lucas 1,26-38  -  (Quarta-feira, 22 de agosto de 2012)

MARIA, EXEMPLO DE FIDELIDADE A DEUS

            Hoje, o Evangelho de Lucas nos mostra, o cumprimento da profecia de Isaías que diz: Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.” (Is 7,14)
                Maria, uma jovem de Nazaré, virgem, religiosa, temente e obediente a Deus, estava prometida a um varão de nome José.
                A sociedade da época era uma extremamente machista e paternalista. Onde todos os direitos sociais e religiosos eram dados os homens. As mulheres por sua vez, deviam obediência aos seus tutores, os homens. Se fosse solteira, não importando a idade, devia extrema obediencia ao pai. Se fosse casada, ao marido. Desobedecer a esse preceito social e também religioso da época era condenar-se de maneira direta, sem apelação.
                Fiz essa pequena introdução, só para lembrar, que não foi simples e nem fácil a decisão tomada por Maria diante deste fato que marcou a história da humanidade e da redenção do homem (ser humano).
                Maria estava reservadamente em oração, como sempre costumava fazer, quando foi visitada pelo mensageiro de Deus. Aqui no início da narrativa, o fato da visitação do Anjo Gabriel à Maria, já nos dá elementos para uma ampla reflexão. Veja! Maria não estava dormindo, não foi um simples sonho, onde ela pudesse achar que o diálogo entre ela e o Anjo não passaria do imaginário, que não haveria possibilidade de se realizar. Era real! Esse contato por si só, já era motivo suficiente para desestabilizar qualquer pessoa. Mas, Maria não era uma pessoa qualquer. Maria era a escolhida de Deus! A jovem da profecia de Isaías! Aquela por quem o Verbo de Deus Se faria Carne. Pura! Imaculada! Sacrário, que levaria o próprio Deus no ventre durante toda a gestação. E a quem seria confiada os cuidados para com o Deus menino, juntamente com seu esposo. E Maria, até ficou com um pouco de medo e desorientada, mas devido à saudação do Anjo, que disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”(v. 28) Onde ela só veio entender seu real significado no fim do diálogo. Note que esta saudação deu origem a uma das orações mais proferidas pelos cristãos católicos, a Ave, Maria!
                Mas voltando aos elementos de análise desta passagem bíblica, pontuemos aqui alguns, para nos ajudar a compreender a corragem e obediencia de Maria no Plano de Salvação do Pai.
Primeiro, ela era virgem. Ou seja, como poderia conceber se nunca havia tido relação com ninguém. Aliás, esse foi o uníco motivo que levou a jovem a questionar o Anjo, perguntando-lhe: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”(v.34) Não por duvidar, mas por curiosidade! Esse foi o grande diferencial do diálogo entre Maria e o Anjo, e Zacarias com o mesmo Mensageiro.
Depois, vem o fato de não ser casada. Maria estava noiva com José, de casamento marcado! Imagine tal situação dentro de uma sociedade como a que escrevi na introdução dessa reflexão. Como falar isso para o noivo! Como ele iria reagir! A reação provável de qualquer noivo diante de tal situação, imaginado uma vil traição, seria de abandonar a companheira e ainda denúnciá-la para que fosse punida por tal conduta. E sabe qual era a pena? Pois é! Veja como a situação de Maria, necessitaria por parte dela, uma profunda reflexão para só então dar uma resposta. Pois sua vida corria riscos!
Por outro lado, ela poderia ter se envaidecido. Poderia ter pensado: ser a mãe do Filho de Deus! Do Salvador do mundo! Não é para qualquer uma não! E ter metido os pés pelas mãos.
Mas não! Maria depois de ter ouvido atentamentamente a mensagem vinda do próprio Deus, atraves de Seu Anjo Mensageiro, e mesmo sem tempo para analisar profundamente tal situação, como escrevemos acima. Sem medir as consequencias de sua resposta, pois a deu, ainda na presença do Anjo Gabriel. Maria nos dá o exemplo de como servir ao Senhor Deus. Agora, já compreendendo a saudação inicial do Anjo e mantendo seu coração humilde como sempre fez, sem temer a morte ou se envaidecer, Maria dá seu “sim” ao Projeto de Salvação de Deus Pai, dizendo: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”(v. 38) E o evangelho finaliza narrando: E o anjo retirou-se.
Amado(a) irmão(ã), Maria além de Mãe da Igreja e nossa Mãe. Além de Mãe e primeira discípula de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além de colaboradora direta da redenção e salvação da humanidade. Ela é um exemplo sublime para todos nós, de fidelidade a Deus. Entregou sua vida ao Plano do Senhor Deus, obedecendo, orando e entregando-se a providência de Deus.
Muitos de nós, quando recebemos um chamado para o serviço, geralmente dizemos: “vou pensar no assunto!”;  - ou então: “quando eu tiver tempo, eu vou!”;  - ou ainda: “eu não estou preparado!”
Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”(Lc 1,38) Porque Deus, não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. E para ser escolhido é preciso ter a coragem de dá um passo à frente, de se entregar e dizer “sim” para Deus agir em nós, e através de nós. Pois a Palavra do Senhor diz: Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.”

Tenha um abençoado dia!
Godofredo Nunes


0 comentários:

Postar um comentário