sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ANO NOVO PARA A IGREJA CATÓLICA COMEÇA JÁ NESTE DOMINGO


PRÓXIMO DOMINGO, INICIA-SE NOVO ANO LITÚRGICO PARA CATÓLICOS, COM O TEMPO DO “ADVENTO”.
 
Padre Demétrio Gomes
O ano está quase terminando em nosso calendário, porém, na Igreja Católica, o ano litúrgico se encerra já neste final de semana. A partir de domingo, dia 2, inicia-se um novo Tempo Litúrgico, o Advento, com uma espiritualidade em torno da expectativa do Cristo Salvador que nasce no Natal. Nesta data, a Igreja celebra a encarnação do Filho de Deus e Seu nascimento entre os homens.
De acordo com o padre Demétrio Gomes, Diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José, na Arquidiocese de Niterói, Rio de Janeiro, a ideia deste tempo é colocar na mente e no coração de cada fiel uma expectativa para Aquele que vem. Uma celebração dos fiéis da primeira vinda de Cristo, o Natal, e uma preparação para a Sua segunda vinda, no sentido escatológico (finais dos tempos).

A palavra Advento vem do latim adventus”, que significa”vinda”. Nesta perspectiva, no primeiro tempo do calendário litúrgico católico, a Igreja conduz os fiéis em três etapas.

O 1º domingo do Advento orienta para a vinda de Jesus no final dos tempos; no 2º e no 3º domingo, a Igreja se centra na figura de João Batista e exorta os fiéis para a vivência da paciência e da alegria pela proximidade do Cristo que vem e, por fim, no 4º domingo, a Igreja se centra no mistério da encarnação no seio da Virgem Maria, onde a preparação é bem mais imediata para o Natal do Senhor. 

Deus abençoe!
Godofredo Nunes



Fonte:http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=287961

 

0 comentários:

Postar um comentário