sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 30 DE NOVEMBRO

EVANGELHO (Mateus 4,18-22)

Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2012
Santo André

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele está no meio de nós.
  • Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
  • Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.
  • Palavra da Salvação.
  • Glória a vós, Senhor.
_________________________________________________

Reflexão do Evangelho de São Mateus - (Mt 4,18-22)


SEGUI-ME, E EU FAREI DE VÓS
PESCADORES DE HOMENS

Hoje a Igreja comemora a festa de Santo André, apóstolo, irmão de Pedro. Ele foi um dos primeiros a serem chamados (Jo 1,35-41). O apóstolo Santo André, manteve sua fidelidade ao evangelho, conforme a tradição Cristã, ele foi martirizado por volta do ano 63.

O evangelho de hoje nos mostra que, no meio de pescadores, pessoas simples e humildes, Jesus encontrou os seus primeiros seguidores e colaboradores: Simão chamado Pedro, e seu irmão André, Tiago e João. É interessante que encontra dois pares de irmão, um dos sinais de que o Reino é lugar de fraternidade.

Percebamos a dinâmica do Reino de Deus! No reino, é necessário agir sempre, incondicionalmente, pois o reino se faz com ação. Veja que os discípulos chamados não ficaram refletindo sobre o amanhã. Eles seguiram o Mestre, deixando para trás, tudo o que tinham. Note que os dois últimos estavam com o seu pai, mas, mesmo assim, não exitaram. Jesus entra na vida de cada um, dando um novo sentido para o que eles faziam.

Esse convite que Jesus fez para os seus primeiros discípulos, ele faz hoje para cada um de nós, para juntos, construirmos o Reino de Deus aqui na terra, onde todos possam escutar a voz do bom Pastor e colocar-se ao caminho do mestre da vida.

É através das nossas habilidades e daquilo que desenvolvemos, da nossa profissão, que podemos contribuir para a construção do Reino da justiça, paz, esperança e vida digna para todos os nossos irmãos. Temos que deixar de lado os nossos interesses estreitos e mesquinhos e egoístas, para pôr a serviço de Jesus, e colocar as nossas capacidades e o nosso dom para o bem comum.

Jesus quer te fazer pescadores de homens!


Deus abençoe!
Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário