quinta-feira, 6 de setembro de 2012

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 07 DE SETEMBRO


Evangelho (Lucas 5,33-39)
Sexta-Feira, 07 de setembro de 2012
22ª Semana Comum
  ·         O Senhor esteja convosco.
·         Ele está no meio de nós.
·         Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
·         Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.


·         Palavra da Salvação.
·         Glória a vós, Senhor.


Reflexão do Evangelho de Lucas 5,1-11  (Sexta-feira 7 de setembro de 2012)

VINHO NOVO DEVE SER POSTO EM ODRES NOVOS.

                O evangelho de hoje, em um primeiro momento, nos mostra Jesus sendo questinado sobre a atitude de Seus discípulos. Pois os discípulos de João Batista e os dos fariseus cumpriam a risca a tradição e os costumes religiosos da época, tendo por base a Lei. Mas os discípulos de Jesus estavam quebrando tais preceitos. Jesus os responde através de comparações: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. (v. 34 e 35) Jesus é o Noivo que veio para restaurar a aliança quebrada por Adrão e Eva. E Sua Igreja representada por todos aqueles que O aceitaram como o Messias, celebrava Sua presença como um banquete permanente.
Jesus acolhe os excluídos, os marginalizados e os pecadores. E isso, não se ajusta as expectativas tão rígidas e tão insensíveis, com as que movem a religiosidade dos principais escribas e fariseus.
Em um segundo momento, faz outra comparação: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha”. (v. 36) Aqueles que acolhem a mensagem de Jesus, o convite a uma vida nova, não podem ficar presos dentro de uma vida velha regidas por comportamentos excludentes e egoístas. Uma vida nova pede-se um comportamento também novo, de acolhimento e de fraternidade.
Ao aceitar os ensinamentos de Jesus, somos convidados a uma nova postura, deixando para traz velhas amarras e tradições. Renascemos para uma vida totalmente nova.



Deus abençoe!
         Godofredo Nunes.

0 comentários:

Postar um comentário