quarta-feira, 5 de setembro de 2012

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06 DE SETEMBRO


Evangelho (Lucas 5,1-11)
Quinta-feira, 06 de setembro de 2012
22ª Semana Comum

·         O Senhor esteja convosco.
·         Ele está no meio de nós.
·         Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
·         Glória a vós, Senhor.

Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

·         Palavra da Salvação.
·         Glória a vós, Senhor.


Reflexão do Evangelho de Lucas 5,1-11  (Quinta-feira 6 de setembro de 2012)

DE HOJE EM DIANTE TU SERÁS PESCADOR DE HOMENS

                Este evangelho nos possibilita interpretá-lo por várias vias. Podemos a cada versículo, escrever várias linhas de reflexão. Mas gostaria de convidá-lo a uma interpretação mais nas entre linhas, mais figurada, não tão explicita.
                Aqui, Jesus já dá inicio ao nascimento da Sua Igreja. Hoje, a barca é um dos principais simbolos da Igreja Católica Apostolica Romana.
        O que fez Jesus no versículo 3? Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.” (v. 3) A Igreja é uma grande barca navegando no mar, que é o mundo. E Jesus ao escolher a barca de Simão, também acena para quem Ele iria escolher para liderá-la. Jesus também está na barca! Isso é importante lembrar.
        Após falar as multidões, Jesus manda que Simão navegue para as águas mais profundas, pois será lá, onde Ele irá mostrá-lo sua nova profissão. É lá onde Simão Pedro e seus companheiros receberão de Jesus o chamado, a convocação, para se transformarem em Seus discípulos. Simão, por sua vez, após ter visto neste sinal, a intervenção extraordinária de Deus, suplica a Jesus: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” (v. 8) Mas Jesus se aproxima ainda mais e o tranquiliza. Depois revela a Simão sua nova missão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. (v. 10) Simão e os outros compreenderam o chamado, pois como diz o versículo 11: “Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus”. Todos os dícípulos de Jesus, inclusive Paulo, criaram várias comunidades, que mais tarde, convergiram em uma Igreja sólida e cristã, pois está alicerçada em Jesus Cristo (a rocha); universal, pois se expandiu por todo o mundo através da sucessão apostólica; e que o mal nunca prevalecerá sobre Ela. (cf. Mt 16,18) O mal poderá até ferí-la, maculá-la, mas não a vencerá. Pois assim como a casa edificada sobre a rocha, sofre com a ação das águas e dos ventos, mas não desaba, assim é a Igreja de Cristo. Assim como a barca na tempestade, onde os apóstolos tiveram medo de naufragar, pois esqueceram que Jesus estava na barca com eles. Assim também é a Igreja! Mas só é preciso Jesus fazer um simples gesto para o mar acalmar e sua barca seguir rumo ao porto seguro.
        Entre nessa barca você também! Pedro liderá, mas é Jesus que está no leme. E nos conduzirá as terras verdejantes e abundantes.


Deus abençoe!
         Godofredo Nunes.

0 comentários:

Postar um comentário