quarta-feira, 28 de novembro de 2012

BISPO DA DIOCESE DE ITAPIPOCA FALA SOBRE PLANO DIOCESANO DE PASTORAL



Dom Antonio Roberto Cavuto
Após termos trabalhado e elaborado o nosso Plano Diocesano de Pastoral, com a participação e a colaboração das Comunidades, iremos completar o processo durante a próxima Assembleia Diocesana de Pastoral, com as complementações operativas (regimentos ou orientações) para cada urgência, elaboradas pelas Comissões Diocesanas.


Todo o trabalho de implementação do Plano cabe a cada Paróquia, porém isto deve ser feito em sintonia e em comunhão com toda a Diocese. Daí a necessidade das orientações diocesanas que garantam a unidade na ação pastoral em cada Paróquia, respeitadas, evidentemente, a realidade e as características próprias locais.


O Plano Diocesano de Pastoral é a base para a vida e todas as atividades da Paróquia e da Comunidade, pois contempla todas as áreas e necessidades da ação evangelizadora e pastoral, envolvendo o processo formativo e o compromisso social. Compete, agora, às Paróquias fazer o seu planejamento e sua programação, aplicando o Plano Diocesano à sua realidade. Os grandes animadores deste processo são os padres (párocos e vigários paroquiais) com seu Conselho Pastoral Paroquial e os Conselhos Comunitários de Pastoral.


O Plano de Pastoral se constitui, assim, o modo como vamos fortalecer e animar a nossa fé, de modo especial neste Ano da Fé, com metas e objetivos bem claros e definidos, com propostas e ações bem práticas e viáveis, envolvendo todas as pessoas e forças vivas das Comunidades.


Neste tempo de mudança de época, é preciso que também nós mudemos nossos hábitos, costumes e nosso modo de viver, de conviver e agir, de acordo com os ensinamentos de Jesus e testemunhando, como Igreja, a nossa fé que transforma e renova a humanidade.

Deus abençoe!
Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário