domingo, 28 de outubro de 2012

EVANGELHO DO DIA 28 DE OUTUBRO

Evangelho (Marcos 10,46-52)
Domingo, 28 de Outubro de 2012 30º 
Domingo do Tempo Comum



— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!”
49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!”
52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

_________________________________________________________

Reflexão do Evangelho de São Marcos - (Mc 10,46-52)

O QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?”

Essa pergunta, que Jesus fez ao cego e mendigo Bartimeu, Ele quer fazer a você também! E você, o que pedirá?
Irmão(ã), reflita toda a cena deste evangelho. Observe o que Bartimeu teve que fazer para conseguir a sua graça, alcançar o seu pedido. Ele estava sentado à beira do caminho, assim como muitos de nós, que apenas reclamam, reclamam da vida, mas ficam estagnados, sem ação.
A primeira coisa que Bartimeu fez, ao tomar conhecimento de que Jesus passava por ali, foi crer. Acreditou que Jesus podia ajudá-lo. A sua fé o levou a orar, a clamar, a suplicar: “Jesus, filho de Davi, tem de piedade de mim!” (Mc 10,47) Que súplica linda meu irmão(ã), sem malícia, sem egoísmo, pura e cheia de fé e humildade. Mas o que aconteceu? Muitos dos que ali estavam o repreendiam mandando que se calasse. E quantos hoje também nos mandam calar e não clamar por Jesus? Quantas e quantas pessoas nos desviam desse encontro, nos repreendendo, nos intimidando, nos aconselhando... Em fim, nos levando, cada vez mais, para longe de Jesus e nos fazendo perder a voz? Bartimeu, por sua vez, não se intimidou e gritava ainda mais alto. E aí irmão(ã), você tem fé o suficiente para clamar ainda mais forte? Com mais perseverança e determinação? Diante de tanta da expressão fé que aquele homem demonstrava, Jesus recebe sua súplica. E pergunta: “o que queres que eu te faça?” E a resposta do cego é obvia: “Mestre, que eu veja!” (Mc 10,51) Observe também, que essa resposta tem um sentido extremamente amplo. A cegueira de Bartimeu era física, mas muitos padeciam, e padecem até hoje, da cegueira espiritual. E este milagre é o último que Jesus realiza no evangelho de Marcos. O povo que estava às escuras aproxima-se de ver a Luz da ressurreição.
Note também, que há uma condição vital para a realização do milagre e que Bartimeu demonstrou possuir logo de início, a fé. Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou.” A fé é a ponte que nos conduz ao encontro pessoal com Jesus, e nos leva a uma transformação de vida. E quando se tem esse encontro com o Senhor, quando se é tocado pela graça, é preciso dar seguimento ao processo de conversão e consolidá-lo através de obras e do anuncio do evangelho.
Bartimeu não fez como muitos de nós costuma fazer (buscamos Jesus na necessidade, e depois de alcançarmos a graça, O esquece). O evangelho finaliza dizendo: “No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.” O cego, ao abandonar o manto, deixa para traz uma “velha” vida para assumir uma “nova” no seguimento de Jesus. Quem estava à margem do caminho, agora segue a Jesus que é o “caminho”.
Então irmão(ã), vai ficar ai parado(a)! Jesus estar aguardando ansiosamente por sua decisão de procurá-lo. Ele te espera nos sacrários de todas as Igrejas do mundo. Basta ter fé e clamar por Seu auxílio. E Ele então lhe dirá no coração: “O que queres que eu te faça?”

Deus abençoe!
Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário