sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CATÓLICOS CELEBRAM O ANO DA FÉ


 

Viva a Fé!!!

      A fé é condição primordial para se construir e entrar no Reino do Deus.
     A Igreja Católica, durante os próximos 379 dias, reavivará e celebrará, enfaticamente, a fé de seus fiéis. E este momento é oportuno para redescobrirmos e vivermos a fé católica. Este tempo foi aberto oficialmente pelo Papa Bento XVI, no dia 11 de novembro de 2012, em Missa Solene realizada no Vaticano. A Igreja chama esse período de Ano da Fé, que durará do dia 11 de novembro de 2012 a 24 de novembro de 2013. 
     O Papa Bento XVI propõe diversas atividades para serem vivenciadas pelos católicos, a fim de que cresçam nessa virtude, tais como: estudar o Catecismo da Igreja; melhorar o testemunho cristão; praticar obras de caridade, entre outras.
      A Igreja criou um logotipo que vai acompanhar toda a trajetória do Ano da Fé. Esse logotipo é carregado de um significado muito próprio. Entendamos melhor cada parte desse logo:

 


A Nau – A Igreja


O Mastro Principal – A Cruz



As Velas – O Trigrama (IHS)



O Sol – A Eucaristia

     Temos então, a Nau que é a Igreja, navegando no mar que é mundo. É possível vê uma pequena onda, junto a Nau, no desenho. Temos o Mastro Principal que é a Cruz, símbolo do sacrifício de jesus Cristo por todos nós, responsável por içar as velas. Em seguida, temos As Velas que são representas pelo Trigrama (IHS)*, tendo ao fundo O Sol que juntamente com o Trigrama representa a Eucaristia.

     * IHS é a abreviação do nome de Jesus em grego ou da escrita latina do nome como se usava na Idade Média, “Ihesus”. Trata-se de um trigrama cristológico propagado no século 14 pelo pregador São Bernardino de Sena. No século 16, foi retomado com a significação de “Jesum habemus socium”, que quer dizer, em português, “Temos Jesus como companheiro”.

        A você irmão(ã) católico, rogamos que possa viver intensamente o “Ano da Fé”, e renove em Cristo Jesus, todos os princípio cristão que conduzem a vida.

Deus abençoe!
Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário