sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 16 DE NOVEMBRO

EVANGELHO (Lucas 17,26-37)

Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2012
32ª Semana Comum
 

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele está no meio de nós.
  • Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
  • Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.
  • Palavra da Salvação.
  • Glória a vós, Senhor.

_________________________________________________

Reflexão do Evangelho de São Lucas - (Lc 17,26-37)


LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ!”

Essa advertência nos é de extrema importância para os dias de hoje. Não dá pra se colocar a caminho, no seguimento do Senhor, e olhar para trás. Pois foi exatamente o que ocorreu com a mulher de Ló (Gn 19,24-29).

Este evangelho, que apresenta uma linguagem apocalíptica, não quer nos aterrorizar diante de DEUS, muito ao contrário, quer nos despertar a consciência de que, sem Deus a nossa existência será sempre vazia e sem sentido. Nas entrelinhas do texto refletido, há uma mensagem belíssima: temos que estar, permanentemente, preparados para o encontro com Deus, contudo, não é um encontro somente no pós-morte, mas no dia a dia. 
 
Se estivermos de coração aberto e determinados a crer na Sua palavra, obedecer Seus preceitos, acolher Sua graça, então seremos capazes de seguir o caminho da vida sem o desejo de voltar, de olhar para trás, de ter saudades do velho. E assim descobriremos, verdadeiramente, que Deus é a razão de ser e o sentido de tudo o que somos e fazemos.

O encontro definitivo na pós-morte, será só uma consequência das escolhas e decisões que tomarmos no dia a dia, onde a fé em Jesus deve ser sempre o fiel da balança da nossa vida.

Noé, Ló e o Filho do Homem são pontos no discurso de Jesus que marcam o final de uma época e o começo de outra.

Por isso, precisamos aproveitar este Kairós (tempo de graça), que o nosso Papa Bento XVI inaugurou, com o Ano da Fé. Nele podemos lembrar que se Noé entrou com a sua família na Arca e Ló saiu de Sodoma com os seus familiares, precisamos assumir a nossa casa e os relacionamentos familiares como o primeiro campo de missão, onde é necessário anunciar o Senhor.

Ele quer contar conosco na salvação dos nossos e outros, a começar pela intercessão. Somente em Jesus todos podem crescer no “entrar e sair”, como expressão da verdadeira liberdade no Senhor, a qual nunca significará um render-se aos modismos ou ideologias mundanas: “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem” (Jo 10,9).

Ele é o Bom Pastor que, através da sua Igreja-Esposa, quer salvar e preparar a humanidade para a sua Segunda Vinda. Esta última não pode ser temida, mas profundamente suplicada e acolhida: “O Espírito e a Esposa dizem: “Vem”! Aquele que ouve também diga: “Vem”! Quem tem sede, venha, e quem quiser, receba de graça a água vivificante” (Ap 22,17).

Eis a esperança que pode transformar o mundo atual em lugar não de medo, mas de fé, esperança e amor operantes.
 
“Segura na mão de Deus, pois Ela te sustentará. Não temas, segue adiante e não olhes para trás. Segura na mão de Deus e vai!”

Deus abençoe!
Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário