BATISMO
- Banhos sacros de
purificação de impurezas morais ou rituais, ou para conceder forças
vitais, eram conhecidos por vários povos antigos. Na religião
israelita a imersão na água era usada para a purificação da lepra
curada (Lv 14,8),
para tirar a impureza sexual (15,16-18)
ou resultante do contato com um cadáver (Nm
19,19). Tal rito
purificatório, aplicado aos prosélitos, tornou-se uma espécie de
rito de iniciação do judaísmo, quase tão importante como a
circuncisão. Semelhante ao batismo dos prosélitos é o batismo
administrado por João Batista. Mas sua característica é o forte
apelo à conversão moral, que prepara a vinda do Reino de Deus (Mc
1,4). João Batista batiza
apenas em água, sem o espírito. Por isso seu batismo é imperfeito
(Mt 3,11; At 1,4s),
o mesmo acontecendo com o batismo que os Doze administravam, antes do
dom do Espírito (Jo 4,1-2;
7,37-39).
O batismo cristão é considerado superior ao de João porque não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo (Mt 3,11; Jo 1,33; At 1,5; 11,16). A associação água-espírito já aparece nos profetas (Ez 36,25-26; Jl 3,1-2; Is 32,15-18; 55,1-10), e se verifica no Batismo de Jesus, que constitui a sua investidura messiânica (Mt 3,13-16; Jo 1,29-34).
O batismo cristão é considerado superior ao de João porque não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo (Mt 3,11; Jo 1,33; At 1,5; 11,16). A associação água-espírito já aparece nos profetas (Ez 36,25-26; Jl 3,1-2; Is 32,15-18; 55,1-10), e se verifica no Batismo de Jesus, que constitui a sua investidura messiânica (Mt 3,13-16; Jo 1,29-34).
Batismo e fé: Para salvar-se é preciso ter fé (Jo 3,36; Rm 10,9-11; Mc 16,16) e ser batizado (Rm 6,3-7; Tt 3,4-5; Jo 3,5; 4,2-30). Por isso se batizavam até os mortos (1Cor 15,29). Daqui o trinômio: Pregação, Fé, Batismo (Hb 6,1-2; 10,22; Mt 28,19).
Batismo e Igreja: o batismo incorpora à Igreja (1Cor 12,12-13; 10,1-2); é o sacramento das bodas de Cristo com a Igreja (Ef 5,25-27); é um revestimento de Cristo (Gl 3,27); é um sepultar-se com ele (Rm 6,1-11; Cl 2,11-13); perdoa os pecados, concede o dom do Espírito e a participação na Ressurreição de Cristo (At 2,38; Cl 2,2; Rm 6,3-11; 1Pd 3,21).
Deus abençoe!
Godofredo
Nunes
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