quarta-feira, 29 de agosto de 2012

EVANGELHO DO DIA ( 30 DE AGOSTO)

Evangelho (Mateus 24,42-51) 
Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2012 
 21ª Semana Comum 


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Reflexão do Evangelho de Mateus 24, 42-51  -  (Quinta-feira, 30 de agosto de 2012)

É PRECISO ESTAR SEMPRE VIGILANTE

No evangelho de hoje, Jesus adverte, através de parábolas, ao povo e também aos religiosos. E tais advertências ecoam também ao dias de hoje.
A primeira exortação é dirigida principalmente ao povo, a todos nós. Jesus começa com uma ordem: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor!” (v.42), e em seguida, conta-nos a parábola. Observe que Jesus, de maneira muito didática, nos mostra o quanto somos imprudentes em nossa conduta diária em relação ao Reino de Deus. Deixamos tudo que se refere ao Senhor para “amanhã”, sem lembrarmos que poderemos, no “hoje”, diante de Sua face.
É preciso estar sempre vigilante! Orando, agindo e esperando no Senhor. Pois, Deus tem o Seu próprio tempo, como está escrito: Mas há uma coisa, caríssimos, de que não vos deveis esquecer: um dia diante do Senhor é como mil anos, e mil anos como, um dia.” (2 São Pedro 3,8) Não sabemos quanto tempo ainda temos. Sabemos quanto tempo o Senhor Deus já nos deu. É preciso valorizar isso, e buscá-los, logo!
A segunda exortação é dirigida os lideres religioso, aos que são responsáveis por conduzir momentos comunitários de encontro com a Palavra de Deus. Jesus também começa por uma ordem: “Por isso, também vós ficai preparados!” (v.44a) Na parábola usada para essa advertência, Jesus os compara com empregados a serviço do seu Senhor, para cuidar dos demais empregados, alimentando-os na hora certa. Ou seja, os Lideres Religiosos, mais do que qualquer um, devem estar atentos. Devem estar vigilantes! Sendo fiéis, justos e prudentes aos serviços de conduz os o rebanho do Senhor no caminho da verdade e da obediência aos mandamentos e aos princípios do Reino de Deus.
Se estais dormindo irmão(a), acorde! Acorde logo! Pois, o Senhor estar próximo!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Deus abençoe!
      Godofredo Nunes



0 comentários:

Postar um comentário