quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Reflaxão do Evangelho DO DIA 31 DE AGOSTO

Evangelho (Mateus 25,1-13)
Quarta-Feira, de de 2012
 21ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.
9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão do Evangelho de Mateus 25, 1-13  -  (Sexta-feira, 31 de agosto de 2012)

POIS NÃO SABEIS QUAL SERÁ O DIA, NEM A HORA

No evangelho do hoje, Jesus continua a exortar sobre a necessidade de sempre estar vigilante, atento e preparado para o do grande encontro.
Esta parábola nos mostra que cada um de nós precisa fazer a sua parte. É como aquele avisozinho que vem junto com o cartão de credito, que diz: “pessoal e intrasferível”. Assim, acontece com a fé. Ela é própria do indivíduo. Ou ele tem! Ou ele não tem! Não dá para pedir emprestado a outro, que a tenha.
Existem muitos por aí, pegando um caroninha na fé de alguns de seus famíliares, de seus amigos, ou até mesmo, de seus vizinhos. Pois, sempre se conhece alguém que se conserva mais fiel a Deus do que ao mundo. E quando recebemos um convite para participarmos de algum grupo de oração, da Santa Missa, de um grupo de estudo, costumamos dizer: “Agora não posso! Estou muito ocupado! Mas, reze lá por mim!” Ah, se fosse fácil assim!
Esta parábola conta a celebração de um casamento. Jesus sempre usava comparações contextualizadas com o povo. Pois assim, seria mais fácil compreender sua mensagem.
Sabemos que em muitas passagens bíblicas, teologiacamente falando, Jesus é o Noivo e sua Igreja a Noiva. Podemos então, fazer uma compreenção neste sentido. Quando Jesus (o Noivo) vier para a festa núpcial, nós que formamos a Igreja (a Noiva), estaremos prontos para entrarmos com Ele no Salão de Festa (Reino do Pai)!
Porque na parábola contém lâmpada? Nós sabemos para servem as lâmpadas. E podemos associá-las as nossas obras, e o ólheo a nossa fé. A lâmpada com ólheo, ou seja, aquela que produz luz, ilumina o caminho de quem a segura mostrando-lhe onde pisar. Este é o cristão que realiza boas obras à luz da Palavra do Senhor. Para a construção do Seu Reino ainda aqui. Esse está preparado. Mas a lâmpada sem ólheo, ou seja, aquela que está apagada, para nada serve. Quem a segura não sabe onde dirigi os passos. Este realiza suas obras preso aos desejos mundanos. Este certamente perdará a oportunidade de adentrar com o Noivo para a festa de núpcias.
Também podemos refletir essa passagem como uma exortação escatológica. Mas a mensagem que acredito ser urgente para nós é a de que precisamos estar preparados. Vivendo na justiça, na caridade, na fraternidade, na paz, em fim, vivendo conforme o Senhor nos ensinou, para que possamos gozar da felicidade do encontro definitivo com Ele.
Converte-se irmão(a)! Busque ólheo para sua lâmpada, antes que o Noivo chegue!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Deus abençoe!
      Godofredo Nunes



0 comentários:

Postar um comentário