quinta-feira, 1 de novembro de 2012

EVANGELHO DO DIA 01 DE NOVEMBRO

EVANGELHO (Lucas 13,31-35)

Quinta-Feira, 1 de Novembro de 2012
30ª Semana Comum

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele está no meio de nós.
  • Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas.
  • Glória a vós, Senhor.

      31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
      34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

_________________________________________________

Reflexão do Evangelho de São Lucas - (Lc 13,31-35)

JESUS NÃO SE INTIMIDA”

       O evangelho de hoje pode ser dividido em dois momentos.
   O primeiro, do versículo 31 ao 33, trata da tentativa de intimidação a Jesus por parte de alguns fariseus temerosos em perder a liderança e o status parente ao povo. Mas Jesus, mesmo sabendo do que vai Lhe acontecer, mantém sua decisão de continuar o caminho de anunciar a Boa Nova que liberta e conduz a vida eterna.
   Nós, muitas vezes, nos deixamos intimidar e não damos continuidade a missão evangelizadora que é próprio do cristão. Precisamos, a exemplo do mestre, manter o foco e confiarmos na herança futura. Mesmo diante das perseguições, das zombarias, da marginalização, precisamos seguir em frente.
   Quando nos mantemos firmes no evangelizar, muitos se enfurecem contra você, por medo de perde alguma posição confortável de liderança, pois lhe veem como ameaça. Outros riem de você, lhe chamam de louco, alienado ou simplesmente chato. Os amigos se afastam, pois você para não corresponder mais aos anseios do grupo, você parece falar outra língua. Mas é preciso seguir em frente.
   Essa foi a decisão que Jesus tomou diante da investida mal-intencionada das autoridades religiosas e políticas. E precisamos seguir Seu exemplo.
A segunda parte, nos versículos 34 e 35, Jesus lamenta e, ao mesmo tempo, antecipa o julgamento de Jerusalém.
  Jerusalém é conhecida como Cidade Santa, Cidade de Deus, e paradoxalmente, será em Jerusalém que tirarão a vida, mesmo que temporariamente, do Filho de Deus. A cidade representa todo um sistema egoísta, fechado em si mesmo, e que despreza toda a Boa Nova anunciada por Jesus, como muitos de nós hoje. Por isso Jesus lamenta essa postura que levará Jerusalém à ruína.
   Irmão(ã), se a exemplo de Jerusalém, nos fecharmos no nosso orgulho e egoísmo, e rejeitarmos a mensagem salvífica de Jesus, nos acontecerá a mesma coisa. Sentiremos um enorme vazio e ruiremos ante as dificuldades enfrentadas.
    Um abençoado início de mês!

Deus abençoe!
Godofredo Nunes

0 comentários:

Postar um comentário